segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Pantanal, em capítulos



Ahhh, o Pantanal...

Se você ainda não conhece, coloque-o na sua lista de prioridades.

A pujança de vida a brotar das poças, das árvores, do chão, do ar, enfim, de todos os lugares, ininterruptamente, torna aquele lugar um verdadeiro Éden para a contemplação da rica fauna neotropical.


Desde os tempos daquelas figurinhas recheadas de guloseimas, o Pantanal era um grande sonho.

Ainda me lembro do sucesso que o álbum do Pantanal fazia entre a garotada. Digo isto porque creio que, se bem explorado, o Pantanal poderia ser um destino também para nós brasileiros. 

Ficamos em várias pousadas e lembro-me de ter encontrado pouquíssimos compatriotas em meio a uma legião de estrangeiros. 

Entre eles nada menos que Haroldo Palo Jr. e Lawrence Wahba - que, com simpatia, me contou que estava apresentando o Pantanal a seu filho, contou também que bem próximo à pousada que estávamos quase filmou uma onça-pintada caçando uma capivara.(falaremos futuramente da onça-pintada, personagem principal do Pantanal) 

Bem amigos, creio que, assim como as figurinhas despertaram o interesse de quase toda uma geração, nós, fotógrafos da natureza, amadores ou profissionais, podemos despertar o interesse das pessoas em conhecer e preservar, à medida que apresentamos as maravilhas daquele lugar fantástico, nas inúmeras formas de comunicação que atualmente dispomos.


Voltaremos àquele lugar mágico, em capítulos que reviverão os momentos mais marcantes desta que certamente foi a maior expedição da minha vida.


 Ave que rapina

Conforme o professor Google, rapina é "ato de roubar arrebatando, de tomar, de pegar com violência(uma presa)".
A sequencia abaixo é uma tentativa do gavião-belo de fazer jus ao seu nobre título de ave de rapina. Grupo de aves que desde os primórdios desperta grande admiração na raça humana.

Este foi um dos flagrantes mais legais da viagem:

O gavião-belo tentava rapinar o pescado da garça-moura - a maior garça brasileira - precipitando-se contra ela


A garça astuciosamente mergulhava a cabeça quando o rapinante se preparava para o bote


Após inúmeras tentativas o rapinante desistiu e a grande garça parece que fez até pose com seu merecido troféu



PS: No site da Virtude tem ótimas dicas e relatos sobre o Pantanal: http://virtude-ag.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário