sábado, 7 de dezembro de 2013

Últimas do JB

Ave amigos!

Hoje tive a agradável companhia dos queridos primos Brunão e Rosana, na minha passarinhada semanal no Jardim Botânico, e ainda por cima ganhei um presentão de Natal, uma carteira de sócio da Associação dos Amigos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Só posso agradecer-lhes queridos primos, por esta grande demonstração de carinho!

Bem, foi muito proveitosa nossa passarinhada.

Consegui um lifer graças ao olhar atento dos meus queridos primos, que me avisaram da presença do balança-rabo-de-bico-curvo. Ave que, me alertou o amigo Paulo Couto, é muito rara nas Minas Gerais.

Glaucis hirsutus, lifer de nº 591


Melhorei também meu registro do arapaçu-liso. Motivo de grande satisfação!

Os arapaçus são um grupo de aves que curto muito. É muito interessante observá-los em suas incessantes escaladas, voando de uma árvore para outra, escaneando os troncos atrás de seu alimento.

Tenho um material interessante sobre arapaçus e será motivo para um post exclusivo. Vale a pena.

Dendrocincla turdina



Bem, e para finalizar, não poderia deixar de falar dos macacos-pregos que apareceram por lá.

Foram chegando aos poucos, meio desconfiados, e rapidamente já estavam às dezenas, dominando o dossel sobre nossas cabeças.

Brincavam de pular de uma árvore para outra, nos proporcionando um divertido espetáculo acrobático.




Estava tudo uma felicidade só. Até que mexeram com o filho de alguém...

O pobre jovem despencou da copa de uma grande árvore, não vimos se ele conseguiu escapar de uma perigosa queda ao chão.

De qualquer forma, provavelmente os pais foram tirar satisfação com o covarde e a algazarra foi geral, assustando minha meiga e nobre prima Rosana, não acostumada com toda aquela selvageria.




Então, eis que surge um respeitável, e ao mesmo tempo humilde senhor, bem à nossa frente, com aquela áura de sabedoria que geralmente acompanha os mais velhos, e nos lança um olhar tão meigo que parecia dizer - acalmem-se, somos amigos!


 Todo caos se desfez naquele momento, e minha prima encheu-se mais uma vez de sua natural ternura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário