sábado, 11 de janeiro de 2014

De volta ao Paraíso

Já contei aqui a história, que se passou na pousada Paraíso, da noiva que bastou fotografar uma ave para virar passarinheira.

Pois bem, a pousada Paraíso fica em Petrópolis, na localidade de Pedras do Taquaril e estive lá pela primeira vez no Carnaval de 2012, data do fenômeno supracitado.

Foram dois anos desejando voltar. Então, aproveitando minhas primeiras férias morando aqui no Rio, retornamos ao Paraíso. É assim que me sinto lá. Gosto demais do astral daquele lugar!

Sem contar os proprietários, muito simpáticos, daqueles que fazem a gente se sentir em casa rapidinho. E ainda por cima tem o Lacombe, o Bernardo, que é uma celebridade! Se você resolver passarinhar por lá estará muito bem assessorado por ele. Sabe muito o garotinho! Ah! E você ainda dará muitas risadas! Pensa num cara divertido.

Brincadeiras à parte, o Lacombe é um grande sujeito e um grande amigo. Aprendi e ainda aprendo muito com ele. O cara é um figuraça, mata a gente de rir.

Lacombe pegando no batente



Então... às aves!

Uma das maiores atrações da pousada(e olha que são muitas) é seu muito bem frequentado comedouro. Celebridades muito reclusas costumam aparecer por lá.


Tico-tico-do-mato, mas conforme o CBRO, trata-se de um super endemismo, o tico-tico-da-paraíso

Um raro registro, um tico-tico-do-mato imaturo


Juriti-pupu


Saíra-lagarta


Sanhaçu-de-encontro-amarelo


Saíra-amarela


Tiê-de-topete


Sanhaçu-cinzento



Tiê-preto



Trinca-ferro-verdadeiro



Pombão



Em 2007 houve um grande incêndio que atingiu a mata da pousada, mas a mãe natureza está trabalhando incessantemente para trazer de volta espécies fantásticas que sempre viveram ali. Na trilha do Jequitibá pudemos apreciar seu trabalho de reflorestamento dos famosos taquarais que deram nome àquela localidade.

E junto com os taquarais quem reapareceu também foi o Matracão(Batara cinerea), maior representante da família, ave espetacular! Motivo de grande felicidade para mim e em especial para o Lacombe, que virou menino quando ouviu seu matraquear.

Pena que não consegui fazer um registro à altura:


Matracão

Mas o Lacombe fez uma ótima gravação:
 http://www.wikiaves.com.br/1210988&p=1&tm=s&t=u&u=1874


Outros bichos legais registrados na trilha:


Mico-preto-da-serra(Callithrix aurita)


Chupa-dente se alimentando



Trepador-coleira


João-porca


Arapaçu-de-garganta-branca



Tive a satisfação também de registrar pela primeira vez na pousada a Choquinha-lisa(Dysithamnus mentalis), acrescentando mais uma espécie para o vasto rol de aves já encontradas em suas matas.


Bem amigos, é isto aí, a pousada Paraíso é demais! Tem atrativos para todos, e em especial, para quem curte a natureza. É um ótimo lugar para levar a família e ainda passarinhar. Recomendo demais!



4 comentários:

  1. João.

    Uma graça o seu relato. Adorei a maneira como intercalou as fotos.
    Fico muito feliz em saber que proporcionamos momentos felizes a você e sua família.
    Espero revê-lo em breve para continuarmos nossas passarinhadas, com boas risadas, naturalmente.
    Adorei o trecho " Sabe muito o garotinho! Ah! E você ainda dará muitas risadas! Pensa num cara divertido "

    Obrigado amigo... Muito obrigado.
    Abraços

    Lacombe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, seu espírito é de um garoto, por isso se mantém tão jovem apesar do quase meio século vivido. Vc parece mais jovem do q eu, q tenho 36.
      Bem, o importante é q vc gostou, pois procurei ser o mais fiel à realidade, pelo menos do meu ponto de vista. E vcs são sensacionais mesmo!
      Estamos torcendo para alguma desistência pro Carnaval, somos os primeiros da lista, ok? E te digo mais, tu sabe q eu dou sorte, se no Carnaval eu estiver aí, vamos reencontrar a Biatas tb, blz?hehe
      Abração

      Excluir
  2. João,

    muito bom! Vontade de conhecer! A foto do T. ornata ficou impressionante!

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu amigo! Realmente vale a pena conhecer!
      Grande abraço!

      Excluir