domingo, 9 de fevereiro de 2014

Nova Friburgo

Ave amigos!

O Brunão já havia me dito, em outras épocas, sobre uma região que ele conhecia pros lados de Sana que havia muita mata e, por conseguinte, deveria haver muito bicho. "Qualquer dia destes vamos lá!" E ele ainda nem era passarinheiro! Mas agora... ficar sem dormir, ansioso, até meia noite e disposição para acordar 4 e meia da matina... é coisa de passarinheiro convicto!

Desta vez contamos com a companhia de minha adorável prima Rosana, esposa do Brunão, que está se revelando uma excelente observadora de aves, muitas vezes até encontrando espécies que nos passam desapercebidas. Espero contar com sua agradável companhia nas nossas passarinhadas daqui pra frente, viu Rosana?

Contamos também com as informações precisas e preciosas dos notáveis Gabriel Mello e Guilherme Serpa, sem as quais não lograríamos o êxito alcançado. Digo isto porque foi bão dimais, obrigado amigos!

Como foi um bate-e-volta, não daria tempo de percorrer todos os lugares sugeridos, então resolvemos ir ao mais próximo do Rio, uma trilha que tinha como ponto de referência o posto da polícia rodoviária. Não foi difícil achar, mas sem as referências é praticamente impossível chegar. Não tem placas, portaria, nada. Entramos numa precária estrada vicinal e seguimos até seu fim, a partir dali só uma pequena placa avisava que aquela trilha adentrava o Parque Estadual dos Três Picos.

O Guilherme havia dito que era uma trilha bem interessante, mas eu não sabia que era dentro do parque, o que tornou realmente as coisas mais interessantes. Dentro de uma área de preservação as possibilidades sempre aumentam e o imprevisível se torna ainda mais atraente.

Apesar de chegarmos relativamente tarde no local(devido a pequenos imprevistos), bastou poucas horas para observarmos várias espécies muito legais, ora sozinhas, ora em animados bandos mistos.

Posso citar aqui sabiá-una, picapauzinho-de-testa-pintada, rendeira, tangará, arapaçu-rajado, maria-preta-de-bico-azulado, surucuá-variado, limpa-folha-de-testa-baia, beija-flor-rubi, beija-flor-de-papo-branco, saíra-lagarta e os lifers, rabo-branco-de-garganta-rajada, arapaçu-grande, choquinha-de-asa-ferrugem, surucuá-de-barriga-amarela e choquinha-carijó(que não deu chances para foto).

Claro que estas foram somente algumas, muitas não conseguimos identificar ou a memória me deixou na mão. Enfim, nossa passarinhada em Nova Friburgo foi excelente! E olha que foram apenas algumas horas em um local, ainda falta muito a passarinhar, mas o próximo destino já tem nome, Pico da Caledônia, e alvo, saudade-de-asa-cinza, uma das espécies mais raras do Brasil.

Vamos às imagens:

Chuva? Sem chance... estamos pagando caro pela devastação. Mas este belo pitiguari achou um jeito de se refrescar num cano furado próximo à entrada da trilha

Maria-preta-de-bico-azulado jovem


Arapaçu-rajado procurando alimento nesta bromélia


Arapaçu-grande, aliás, bem grande


Oportunidade excelente!
Este surucuá-de-barriga-amarela pousou na altura dos olhos, mas só consegui fazer este click, voou logo em seguida.



Choquinha-de-asa-ferrugem enchendo o quadro



Achei até que fosse o acanelado, mas para minha alegria era o de garganta-rajada, lifer de nº 611


6 comentários:

  1. Olá João. Lindas fotos. O lugar é belíssimo! Na companhia de um amigo como você ficou melhor ainda. Abs

    ResponderExcluir
  2. Grande João,

    Parabéns pelo belo relato e por compartilhar estas maravilhas aladas.
    Grande abraço aqui do Vale do Aço! :)

    ResponderExcluir
  3. João, a foto do garganta-rajada ficou foda! Adorei!

    ResponderExcluir