sexta-feira, 7 de março de 2014

Aves de rapina da minha janela

Ave amigos!

Tenho andado muito ocupado com um curso mas minha última foto me inspirou a falar um pouco das aves de rapina que tenho registrado daqui, da minha nova casa, no Rio de Janeiro.

Particularmente gostei muito dela. Também, sou um aficcionado pelas aves de rapina desde que me entendo por gente...



O gavião-carijó tem me surpreendido. Flagrei-o se alimentando de um pombo-doméstico! Inclusive acho que é o mesmo indivíduo registrado alçando voo da antena.


Uma ave que sempre permeou meus sonhos e que tive o prazer em encontrá-la pela primeira vez daqui de casa foi o incrível falcão-peregrino, o ser vivo mais rápido do planeta.

Na primavera e no verão podemos encontrá-lo por aqui, e nesta temporada flagrei um casal de falcões-peregrinos algumas vezes juntos, o que levanta a hipótese deles estarem migrando juntos também.


Outro bicho que de vez em quando dá o ar da graça é o falcão-de-coleira. Mas tem algum tempo que ele não me visita, assim como o gavião-de-rabo-branco.

Falcão-de-coleira

Gavião-de-rabo-branco
Ainda não fotografei este gavião aqui, então peguei esta foto que fiz em Rio Piracicaba/MG emprestada

Os mais comuns são o carcará e o pinhé:

Este está "na muda"


Um jovem pinhé


Agora, uma das maiores satisfações que tive foi registrar pela primeira vez, pelo menos no Wikiaves, o belo gavião-tesoura para a cidade maravilhosa.



Bem, fico sempre na esperança de encontrar uma espécie nova aqui, na selva de pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário