domingo, 1 de junho de 2014

Bem te pego


Mesmo em grandes cidades podemos apreciar interações entre os seres vivos, basta ter um pouco de sorte e menos ainda de paciência.
Hoje, em apenas alguns minutos de observação, daqui de casa mesmo, pude presenciar uma notável interação entre duas espécies muito comuns em qualquer cidade do nosso país.
Tais espécies exercem importante papel ecológico, controlando toda sorte de insetos e pequenos animais que proliferam sobre nosso desperdício.

O barulhento bem-te-vi aproveitou um momento de descuido do gavião-carijó para sorrateiramente lhe aplicar um grande susto. A interação que vocês poderão acompanhar nesta sequencia (que durou 4/6 de segundo) é conhecida pelos ornitólogos como "mobbing", que pode ser definida como uma postura antipredatória agressiva. 









O bem-te-vi alcançou seu objetivo. Após receber o ataque surpresa pela retaguarda, o gavião partiu para uma vizinhança mais tranquila.



Já presenciei dois ataques deste pequeno grande gavião sobre outras aves.
Precipita-se verticalmente sobre pequenas pombas e pardais por exemplo, em altíssima velocidade, algo que realmente surpreende o observador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário