terça-feira, 26 de agosto de 2014

De volta à Floresta Encantada

Ave amigos! 
Hail friends!

A Floresta Encantada é um fragmento de Mata Atlântica que desde sua descoberta sempre nos brindou com ótimas surpresas.
Surpreendeu-me a quantidade de aves e a raridade de espécies que só encontrei lá, apesar de já ter visitado várias outras matas na minha querida cidade, Rio Piracicaba/MG. Aliás, mesmo em matas muito maiores que já visitei, não encontrei tantas maravilhas.

A título de exemplo posso citar algumas espécies fantásticas, seja pela beleza, seja pela raridade, já registradas:
Tapaculo-pintado (Psilorhamphus guttatus) - que inclusive estava vocalizando nesta minha última visita(em abril nem playback respondia)
Macuquinho (Eleoscytalopus indigoticus) - encontrei um indivíduo vocalizando desta vez
Falcão-relógio(Micrastus semitorquatus)
Gavião-pega-macaco(Spizaetus tyrannus)
Curió(Sporophila angolensis)
Azulão(Cyanoloxia brissonii)
Choquinha-de-dorso-vermelho (Drymophila ochropyga)
Formigueiro-assobiador(Myrmoderus loricatus)
Surucuá-variado(Trogon surrucura)

Bem, no último final de semana estive na minha cidade natal, para comemorar mais uma primavera, a 85ª, da minha querida vó, D. Naná - e parece que a estação das aves começou mais cedo por lá também.
A Floresta estava especialmente cheia de vida. Cantos, pulos e voos pra tudo quanto é lado.
A surpresa desta vez foi o registro do maior cotingídeo brasileiro, o Pavó(Pyroderus scutatus), espécie considerada rara.
Conforme dicionário do Wikiaves, uma espécie é considerada rara quando "mesmo em seu habitat de ocorrência, é pouco comum de ser avistada. Ave cujas condições de sobrevivência ou reprodução exigem de tal forma do ambiente ou demais fatores que torna a sua ocorrência pouco abundante em relação a outras espécies"*.
Apesar de tê-lo encontrado há exatamente um ano atrás, na excursão da Ecoavis, o sentimento que ficou era de que aquele pavó só estava de passagem. Mas este novo avistamento dá a esperança de que o pavó realmente é mais um dos fantásticos habitantes da Floresta Encantada.

Por frequentar normalmente o topo das árvores, e pela posição que o registrei, infelizmente não consegui fazer um registro à altura da beleza desta ave.

Estava num eucaliptal, na borda da mata


Outro lifer desta passarinhada foi a guaracava-cinzenta(Myiopagis caniceps), que apesar de constar na literatura que também habita a copa das árvores, estava na altura dos olhos.



Como sempre, estava acompanhado do meu querido tio Maninho Camarão, o Timá, e ele sempre falava em encontrar na nossa cidade uma de suas espécies favoritas, a águia-chilena(Geranoaetus melanoleucus).
Sempre dizia, “João, vi um bicho bruto voando bem alto, sei não... mas acho que era a chilena!”
Apesar da esperança, faltava aquele registro documentado, para não deixar dúvidas, né Timá?

Vale o parênteses:

Quando ainda nem fotografava(era observador de aves de rapina) tive a satisfação de observar a magnífica águia-chilena no Morro Agudo(e que por coincidência é o lugar onde D. Naná nasceu).
O Morro Agudo(que era agudo porque era de ferro e por causa disto não é mais morro) fica muito próximo da Floresta Encantada, e esta fica aos pés da serra do Seara, então realmente não era improvável um encontro com a águia-chilena, que sabidamente está associada a formações montanhosas(inclusive faz seus ninhos em penhascos).

Comecei a observar aves de rapina ainda criança e naquela época não havia internet, então os raríssimos livros que falavam de nossa avifauna possuíam um conteúdo praticamente mítico, e aquelas poucas informações que tive durante décadas influenciaram-me fortemente.
O segundo livro que tratava exclusivamente sobre aves que tive foi o excelente “Aves Silvestres de Minas Gerais”, do ornitólogo mineiro Marco Antônio de Andrade. O final do texto sobre a harpia nunca vou esquecer, é mais ou menos assim “mas um atento e persistente observador ainda poderá ter a satisfação de observar uma magnífica harpia voando sobre alguma floresta primitiva que ainda resta em Minas Gerais”. Precisa dizer qual o meu maior sonho? rs

Então, sempre atento, qualquer ave que passa voando muito alto, não deixo de registrar e a persistência, de vez em quando, me presenteia com registros bem legais. Foi assim mês passado no Jardim Botânico com o caracoleiro(Chondrohierax uncinatus) – espécie incomum e fantástica de gavião - e este final de semana com a águia-chilena, primeiro registro documentado para Rio Piracicaba/MG. 
Foi assim: "Brother(mais um apelido do meu tio), tem um bicho bruto voando lá no alto!" Ao mesmo tempo que falava, o procurava com a lente. Quando consegui focar, a reação foi imediata, "é a chilena!!!"
 Bem, quem é birder entende o que sentimos.

Com quase dois metros de envergadura, a águia-chilena é um bicho bruto!




Alguns outros registros na Floresta Encantada:


Trepador-coleira no taquaruçu

Barbudo-rajado na tranqueira


Saíra-viúva no limpo
Cena rara: papa-taoca-do-sul fora da tranqueira(seguindo formigas-de-correição)

Picapauzinho-de-testa-pintada no contra luz

Bem amigos, antes de finalizar queria dedicar este lifer tão festejado ao meu querido tio Maninho Camarão, o Brother, que encontrou o pavó, e deixar a mensagem abaixo(foto: sagui-de-cara-branca, fotografado na Floresta Encantada).

Observar a natureza é um exercício de autoconhecimento

8 comentários:

  1. Que lugar fantástico, João.
    Fotos maravilhosas, mas a saíra-viúva se destaca.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo João Sérgio, esse local é realmente encantado e você descreve muito bem esse encanto para nós, leitores do seu blog.
    Parabéns pelas lindas fotos e espécies que você nos apresenta.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado José, aliás temos que marcar um dia para vc conhecer e tb se encantar com aquela Floresta.hehe

      Excluir
  3. João, preciso conhecer esse lugar urgentemente. Maldita agenda lota de de compromisso! Lindas fotos meu amigo, lindas.

    ResponderExcluir
  4. Fotos maravilhosas essa papa taoca do sul no limpo, a saira viuva com as cores perfeitas. Simplesmente fantático João.

    ResponderExcluir