sexta-feira, 26 de setembro de 2014

De molho e de olho

Ave amigos!

Faz uma semana que acordei com uma terrível dor nas costas e por ordem médica estou "no estaleiro" desde então.
Com fortes analgésicos e anti-inflamatórios fui melhorando e o resultado deste "molho" é que, para escapar do tédio e melancolia, acabei mais uma vez de olho nos céus, sempre na esperança de registrar alguma novidade ou alguma cena interessante, bela.

Os colegas do COA/RJ, em especial o Nicolau Thomson, fazem um levantamento das espécies de aves do Parque do Flamengo(http://www.taxeus.com.br/lista/2977), também conhecido como Aterro do Flamengo, e de vez em quando contribuo com minhas observações e registros daqui de casa(pois moro praticamente ao lado e no último andar de um prédio alto, onde tenho uma boa visão do entorno), o que me deixa muito satisfeito.

Então, de molho e de olho, pude acrescentar duas novas espécies. A primeira foi o belíssimo tucanuçu(Ramphastus toco) que passou voando na minha frente, vindo do Aterro sentido Parna Tijuca. Ah se eu tivesse com a câmera...
O tucanuçu é uma espécie de áreas abertas e que com a devastação da Mata Atlântica está aumentando sua área de ocorrência.

Outra espécie que pude acrescentar à lista(desta vez devidamente documentado) foi o gavião-caboclo(Heterospizias meridionalis), outra ave de áreas abertas que possivelmente está aqui pelas mesmas razões do tucano. Primeiro registro para o Aterro e um dos raríssimos para a própria cidade do Rio(pelo menos no Wikiaves).

Segue o registro:

Foi um jovem gavião-caboclo, em primeiro plano um Coragyps atratus

Teve também o carrapateiro(Milvago chimachima) que possui uma espécie de tumor no abdômen. A primeira vez que o registrei foi no começo do mês passado. Guerreiro, continua sua luta pela sobrevivência:



O bravo gavião-carijó(Rupornis magnirostris):



E não poderia ficar de fora a ave que está sempre presente.
Com seu incansável vai-e-vem, nunca me canso de apreciá-la.
Faz o céu virar mar, tal como o singra, flutuando com suas longas e formidáveis asas.
Enchendo de vida a cidade que nestes dias tão cinza, a fragata(Fregata magnificens):





Nenhum comentário:

Postar um comentário