sábado, 14 de junho de 2014

Nova Friburgo, o retorno

Já relatei aqui nossa primeira passarinhada em Nova Friburgo, na belíssima região serrana do Estado do Rio. Novamente acompanhado do querido casal de primos Angelo Frederico, o Brunão, e Rosana, partimos desta vez para voos mais altos.

Tínhamos um objetivo principal, as Saudades, que nesta época do ano costumam entoar seus cantos tão característicos.

Acordamos às 4 da matina. Era dia dos namorados e abertura da polêmica Copa do Mundo no Brasil, mas nossas mentes viajavam somente no que nos esperava, aquela deliciosa sensação do inesperado, de estar em um ambiente selvagem até então desconhecido para nós e a esperança de encontrar aquelas melancólicas aves, por seus cantos e nomes.

Para quem ainda não conhece, uma das espécies brasileiras mais raras é a Saudade-de-asa-cinza(Tijuca condita), habita somente as matas localizadas a grandes altitudes de uma pequena região das serras fluminenses. No Wikiaves(um dos maiores sites de monitoramento voluntário de aves do mundo) ela foi registrada somente nas cidades de Guapimirim, Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, com pouquíssimos registros, sendo que a grande maioria deles foi feita nesta última, mais especificamente na região do pico da Caledônia, ponto culminante da região, com uma vistosa mata preservada na forma de um Parque Estadual, o do Três Picos.

A outra Saudade, a Tijuca atra, é bem mais comum, mas não deixa de ser outra raridade, endemismo com uma área de ocorrência um pouco maior que sua "prima", a Tijuca condita, abrangendo serras de São Paulo e Minas Gerais, próximas ao Estado do Rio, como a serra da Mantiqueira.

A Saudade-de-asa-cinza é considerada "vulnerável à extinção" e a Saudade, "quase ameaçada de extinção", apesar de discordar desta classificação(acho que elas deveriam ser classificadas como mais ameaçadas).

Bem, a paisagem sonora era dominada pela vocalização ímpar da Saudade, já a Saudade-de-asa-cinza não escutamos nenhuma vez e muito menos a vimos. Apesar de escutarmos praticamente o tempo todo a Saudade, foi somente em uma única oportunidade que consegui visualizar uma em condições para registro e ainda por cima debaixo de chuva:



Interessante que havia uma Araponga próxima desta Saudade, que voou para um local mais distante e mais alto. A chuva apertara:


O Brunão também registrou as duas juntas, em outro momento, o que nos fez supor alguma relação entre estas espécies tão fantásticas. Vou pesquisar...

Esta excelente passarinhada ainda rendeu mais três lifers muito legais:

Beija-flor-de-topete

Verdinho-coroado

Sanhaçu-frade

Encontramos outras espécies fantásticas e fotogênicas também:

Arapaçu-grande

Gaturamo-bandeira fêmea


Tenho que agradecer aqui ao Aisse Gartner, que muito gentilmente passou todas "coordenadas" pra gente. E, claro, mais uma vez ao casal que é um exemplo a ser seguido. Como foi dia dos namorados, fica uma homenagem a estes eternos apaixonados, Brunão e Rosana.

A elegante Rosana fotografando seu eterno namorado


E notícia de última hora! Amanhã retornaremos! Já com saudades do lugar, o Brunão me chamou, minha esposa liberou, então eu vou!rs
A Saudade-de-asa-cinza que nos aguarde!

domingo, 1 de junho de 2014

Bem te pego


Mesmo em grandes cidades podemos apreciar interações entre os seres vivos, basta ter um pouco de sorte e menos ainda de paciência.
Hoje, em apenas alguns minutos de observação, daqui de casa mesmo, pude presenciar uma notável interação entre duas espécies muito comuns em qualquer cidade do nosso país.
Tais espécies exercem importante papel ecológico, controlando toda sorte de insetos e pequenos animais que proliferam sobre nosso desperdício.

O barulhento bem-te-vi aproveitou um momento de descuido do gavião-carijó para sorrateiramente lhe aplicar um grande susto. A interação que vocês poderão acompanhar nesta sequencia (que durou 4/6 de segundo) é conhecida pelos ornitólogos como "mobbing", que pode ser definida como uma postura antipredatória agressiva. 









O bem-te-vi alcançou seu objetivo. Após receber o ataque surpresa pela retaguarda, o gavião partiu para uma vizinhança mais tranquila.



Já presenciei dois ataques deste pequeno grande gavião sobre outras aves.
Precipita-se verticalmente sobre pequenas pombas e pardais por exemplo, em altíssima velocidade, algo que realmente surpreende o observador.