terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Aves das Férias - Parque do Rio Doce

Ave!

Já há um bom tempo estava planejando uma passarinhada com o grande amigo Celso Castro, confrade ecoaviano, faceaveano e wikiaveano. ufa rs

E lá fui eu, com o grande Daniel Esser, que saiu de BH a uma da matina para encontrar comigo na BR e seguirmos até Timóteo, onde encontraríamos, ao alvorecer do dia, com o Celso e o jovem, mas já experiente observador, Henrique Júnior.

Pessoal, os colegas do Vale do Aço são feras mesmo, tem o ouvido afiado e conhecimento das vocalizações das aves da região, atributos que os habilitam a guiar e a contribuir imensamente para o conhecimento da avifauna local. Como de fato já o fazem.

E são fotógrafos excelentes também, sempre nos brindando com fotos perfeitas das belas aves que frequentam a região, que é bom lembrar, abriga a maior mata atlântica primária que ainda resta em MG.

Barba-de-velho em mata primária do Parque


Várias espécies raríssimas ou até extintas em outros lugares de Minas encontram refúgio seguro nos cerca de 35000 hectares de mata preservada que compõem o Parque Estadual do Rio Doce(PERD).

Só para quem ainda não conhece o PERD, talvez o maior registro ornitológico dos últimos anos ocorreu recentemente lá. Neomorphus geoffroyi dulcis, a enigmática e ameaçadíssima subespécie do lendário jacu-estalo foi registrada ano passado na mata do Parque.

Registros de espécies legais que encontramos(lógico, graças ao Celso e ao Henrique):

Capitão-de-saíra


Balança-rabo-de-bico-torto e seu ninho

Surucuá-grande-de-barriga-amarela

Sovi com um inseto entre as garras


Um grande e jovem urubu-rei

Um simpático miudinho

Depois do almoço ainda voltamos pro Parque e, apesar do intenso calor, conseguimos encontrar algumas aves que, para se refrecarem, mantinham os bicos abertos.

Tiê-galo
Parece que dá pra sentir o calor só de olhar pra essas fotos

Guaxe

Realmente por maior que fosse a vontade de continuar naquele paraíso, a sensação térmica nos impedia. E foi assim, com aquele gostinho de quero mais, que nos despedimos, com a certeza de que retornaremos, o mais breve possível, ao incrível Parque Estadual do Rio Doce.


Só me resta agora agradecer aos grandes amigos, Celso Castro, Daniel Esser e Henrique Júnior, por tudo!

Da esquerda pra direita: Henrique, Daniel, Celso e eu
Muito obrigado amigos, vocês são demais



4 comentários:

  1. Excelente post. Traduziu muito bem os bons momentos de passarinhada no PERD. Os registros também ficaram ótimos. Muito grato pela visita!
    Aguardando as próximas passarinhadas! Grande abraço aos amigos João e Daniel Esser!

    ResponderExcluir
  2. Realmente o calor foi um dificultador, mas não impediu de termos bons momentos. Sempre um prazer ter notáveis companhias. Disponham sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Celso, pode deixar que vamos "dispor" sim, sempre.rs
      Muito obrigado, amigo!

      Excluir