sábado, 9 de maio de 2015

A magnífica Rio Piracicaba: Floresta Encantada

Depois do descobrimento do Brejão do Morro Agudo, vamos falar agora do que motivou essa inesquecível expedição, a surpreendente Floresta Encantada.

A Floresta se estende por dois municípios mineiros, Rio Piracicaba e São Gonçalo do Rio Abaixo, e lá provavelmente é um dos últimos refúgios na região para espécies muito interessantes, várias localmente ameaçadas, como gavião-pega-macaco, falcão-relógio, tapaculo-pintado, chocão-carijó, macuquinho, arapaçu-de-bico-torto,  pomba-amargosa, rabo-branco-pequeno, rabo-branco-rubro, formigueiro-assobiador, borralhara, choquinha-de-dorso-vermelho, trepador-coleira, pavó entre tantas outras, conhecidas e ainda desconhecidas.

Com o time de feras que explorou a Floresta, inclusive em trechos nunca dantes explorados, o resultado não podia ser outro, somamos novas e interessantes espécies à lista.

Mas além das novas espécies observadas, alguns momentos fizeram jus à magia do lugar.

Logo no primeiro dia, na primeira visita dos amigos Eduardo Franco, Fernando Pacheco, Juliano Silva, Roney Souza e Tavinho Moura à Floresta, assim que aportamos em sua parte são gonçalense, um pio "acipitrídico" deixou-nos atônitos!

Entreolhares de espanto e dúvida. Os pios não cessavam e vinham de dois lugares! A euforia, que já era grande, tomou conta de todos quando alguém exclamou: "acho que é um ornatus!!!"

Houve consenso entre os feras, então começou uma busca insana! Assim também me encontrava: achar um ornatus na Floresta Encantada seria loucura total! Loucura maior só encontrando Harpia ou Morphnus.

Depois de subir e descer morro, na adrenalina total, sonhando acordado, uma coisa não me saia da cabeça: tinha que registrá-lo, senão ninguém acreditaria. Eu mesmo, no fundo, vivia um sentimento de ver pra crer. Mas achar aquele bicho na copa fechada da floresta parecia uma tarefa impossível. Ao mesmo tempo que procurava, perguntava para quem estivesse mais próximo: é mesmo o ornatus?! Estava difícil acreditar pra valer, seria bom demais pra ser verdade!

A procura não surtia efeito, o grupo se dividiu e ninguém encontrava nada, estava começando a desanimar, até que o Mestre Pacheco, fazendo uso de um de seus instrumentos de trabalho, habilmente encontrou o bicho!

Assim parece fácil, mas foi incrível como o Fernando achou o bicho


Nunca foi tão frustrante encontrar um Spizaetus tyrannus pousado...

Provavelmente eram dois jovens famintos clamando por comida.

Depois de uma rebordose danada, serviu de consolo certificar-me que os gaviões-pega-macaco estão realmente nidificando na Floresta. Não à toa lá é o melhor lugar que conheço para fotografar essa imponente águia florestal.

O Wagner, que havia se embrenhado na mata atrás do pio, retornou com uma fotaça do jovem, além de provavelmente ter conseguido uma bela gravação de sua vocalização.

No dia seguinte, nada dos jovens(provavelmente alimentados), mas bastou um pouco de playback para um dos pais aparecer nos proporcionando aquele show. Chegou a pousar, mas um tanto longe, as melhores fotos fizemos com ele voando.

O Rei da Floresta

As novas espécies registradas para a Floresta nesta excursão foram: gaturamo-rei, vira-folha, arapaçu-escamado, sabiá-una, pararu-azul, chororó-cinzento. Sendo que estas duas últimas foram lifers pra mim também e exatamente as duas que me faltavam para as 700 espécies de aves brasileiras fotografadas. No finalzinho do segundo tempo, para ficar ainda mais emocionante.

Mas o que me deixou mais feliz, com certeza, foi saber que todos gostaram da nossa excursão.

Poder proporcionar esse encontro de grandes amigos, na minha querida cidade e ainda contar com as participações mais que especiais da águia-cinzenta, do macuquinho-da-várzea, do chororó-cinzento, do rabo-mole do brejo e de tantas outras espécies legais, não tem preço.

Aproveito para agradecer a todos que fizeram desta expedição um sucesso total, aos amigos que nos prestigiaram, ao apoio logístico da minha família e aos nossos colaboradores, que prestaram um ótimo serviço.

Mas antes de finalizar, deixo algo pra vocês.

Antes de acabar toda essa saga, nos últimos momentos na Floresta, prorrogação do segundo tempo, quando alguém ainda poderia achar que faltava alguma magia praquele lugar, uma lenda se fez presente, em duas audíveis notas, deixando um feitiço irresistível, que atrairá muitos a ela, à incrível, à enigmática, à surpreendente: Florestaaaa Encantadaaaaa...

Vira-folha, habitante dos refúgios mais sombrios da Floresta
Rendeira, 10 cm de pura simpatia


Saíra-douradinha, a mais colorida das aves piracicabenses, é encontrada na Floresta e no Brejão 

Beija-flor-de-peito-azul
Há uma grande diversidade de beija-flores na Floresta
A esquiva pararu-azul


O raro chororó-cinzento

6 comentários:

  1. Viva, joão! Lindas imagens. Texto elegantérrimo, mas repleto de boa emoção! Joia ter compartilhado toda essa adrenalina e visto uma boa parte desses seres alados. Super abraço

    ResponderExcluir
  2. João, outro relato fiel e inspirado da nossa pequena aventura por terras Piracicabenses.
    Como foi boa essa viagem.
    Abração.

    ResponderExcluir