sábado, 7 de novembro de 2015

No coração da Amazônia, terceira parte

Confesso que, antes de ver o vídeo que o Marcelo Barreiros fez do rabo-de-arame dançando e tentando conquistar a fêmea, o galo-da-serra era o primeiro da minha lista nesta viagem.

Fiquei embasbacado e sonhando em presenciar aquele ritual indescritível e não tive como eleger outra espécie para representar uma expressiva marca na minha vida de fotógrafo de aves, a 800ª espécie brasileira registrada no Wikiaves.

Nosso destino, o Parque Nacional de Anavilhanas, que nasceu para proteger um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo com cerca de 400 ilhas! Um verdadeiro paraíso ecológico onde a natureza intocada é a morada de uma das aves mais fantásticas do planeta!

Vista parcial do arquipélago, a pequena mancha rosa na beira do rio é Novo Airão


Na cheia esse caminho é feito de barco
Foto gentilmente cedida por Sylvia Dantas


O espetacular rabo-de-arame


Para o deslumbre de uma pequena plateia estarrecida, o show foi completo. O palco, o verdadeiro paraíso, mais uma vez só faltou a água, pois se não fosse a seca, chegaríamos até o local remando pelos igarapés, entre raízes aéreas e bandos de aves, conforme nos relatou nosso guia. Com certeza seria mais "chocante"!

Faltou a água, mas os pássaros estavam lá, seria efeito da chuva de véspera? Talvez, mas o lugar deve ser top mesmo, além do rabo-de-arame, só no caminho de volta para o barco foi um festival de lifers, com destaque para o pica-pau-de-coleira que deu um mole danado.

Pica-pau-de-coleira

Bem amigos, só o espetáculo protagonizado pelo pequeno grande piprídeo já vale e muito uma viagem para "Maravilhanas", como muito bem foi apelidado o local.

Despeço-me com um pouco do espetáculo:
https://www.youtube.com/watch?v=Mfludj0H4-0


Nenhum comentário:

Postar um comentário