domingo, 8 de novembro de 2015

No coração da Amazônia, última parte

Voltamos para Manaus com a alma lavada! Urutau-ferrugem, galo-da-serra, rabo-de-arame e falcão-de-peito-laranja protagonizaram uma das mais fantásticas viagens da minha vida.

Mas não falei ainda do falcão... foi porque ele deixou para fechar com chave de ouro nossa expedição amazônica.

Raro e belo Falco florestal

O falcão nos recebeu na torre no último dia de nossa viagem, foi o primeiro bicho avistado por mim ao terminar a subida. Pensa na emoção...

Neste último dia contamos com a companhia do famoso fotógrafo/ornitólogo Ciro Albano e sua esposa, assim como a esposa do nosso guia, o Marcelo Barreiros. Reza a lenda que o Ciro fez pacto para atrair as aves, prefiro acreditar que foi a chuva.rs Quanto bicho!!! Foi um grande desfile, a torre bombou!!! Praticamente todos os bichos aguardados e que não vimos nos dois primeiros dias conseguimos não só ver como fotografar neste último. Até para o experiente Ciro teve lifer(claro, afinal não se vende a alma à toa...) sacanagem Ciro kkk.

Nesta viagem pude conhecer também o Tomaz Melo e o Anselmo d'Affonseca, ambos gente boa um tanto... Galera, foi um grande prazer conhecê-los pessoalmente. Outra coisa boa demais nesse tal de passarinhar, nossa turma é muito bacana! Até hoje não conheci ninguém que fugisse à regra.

Pipira-de-bico-vermelho


Caçula, um dos menores pássaros do mundo

Araçari-negro, outro lifer muito aguardado

O festejado capitão-de-bigode-carijó, um legítimo angry bird 

Show do bando de chora-chuva-de-asa-branca

Um momento raro, gavião-ripina relativamente perto

Casal de pica-pau-de-colar-dourado

Macuru-de-pescoço-branco


É isso amigos, vamos visitar nossa Amazônia! Além dos bichos fantásticos que só têm lá, outro grande lance é que a gente mata a saudade daqueles bons velhos tempos. Lá é possível voltar ao passado e sentir aquela empolgação das primeiras saídas a campo, quando quase tudo é novidade. É um novo e imenso mundo a explorar. Acredito que o ecoturismo pode ajudar e muito na preservação deste nosso tesouro.

No coração da Amazônia, a Amazônia pra sempre no nosso coração

2 comentários:

  1. Adorei sua observação nessa foto belíssima do rio numa luz maravilhosa.
    Realmente, apesar de ter sido com cinquenta anos o meu primeiro passeio para observar aves, com binóculos, fica uma emoção de uma criança segura e feliz nesse mundo tão conturbado. Só nós observadores e amantes da natureza podemos saber do que você retrata tão lindamente.
    Parabéns por todas as aves e fotos conseguidas nessa jornada, João.

    Parabéns mais uma vez nessa última postagem.

    Abraço,

    Lucia Calvet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia, com certeza quem é do ramo consegue sentir melhor o que escrevo, pois só passarinheiro entende a deliciosa sensação de passarinhar num local desses.rs
      Obrigado e grande abraço!

      Excluir