quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Chapada do Araripe - Parte Final

A terra do meu amigo Jefferson Bob é que me reservaria o maior número de Lifers e na minha opinião a melhor foto da expedição ao Sertão do Cariri.

Lá o Bob é rei, amigo de todos, tem uma grande e bela família. Até amigo passarinho ele tem!!! E dos tops!

Lembram do piu-piu, aquele que devia se chamar oficialmente farinheiro? Aquele bichim tinhoso e bunitim que só ele só? Entonces... num é que Bob fez amizade com um que mora no sítio dele?!

Embasbaquei com a mansidão saltitante daquela avezinha maneira de pernas compridas, como aquele outro tímido também, o torom. Eles devem até ocupar o mesmo nicho pois essas canelas gigantes devem ser convergência adaptativa.

Pareados em porte e beleza, mas cada qual com sua maestria, com certeza estão entre as aves mais cobiçadas do Nordeste brasileiro.

O farinheiro canta "tem farinha aí?". Até fez o Bob menino botar farinha pra ele comer, acho que daí é que veio a amizade deles. Ainda bem que Bob é cabra bão e não tem ciúmes do amigo, apresenta a todos que por lá apareçam.

E acho que o amigo foi com minha cara pois até pose fez!

Myrmorchilus strigilatus


E sua companheira, de toda vida, mais comedida como as senhôuras de antigamente, apesar de menos posuda, saiu bem na foto tumbém. 

Óia que beleza de esposa... com todo respeito, amigo

Ah, o Sertão do Cariri tem muito mais! Mas não há como negar que o farinheiro, amigo do amigo, é sua estrela principal.


As passarinhadas nestes dois dias em Potengi e arredores foram demais! Todos os endemismos que não estavam em suas migrações foram fotografados. Cem por cento de aproveitamento que eu já experimentei só na Caatinga mesmo, eita lugar bão de fotografar bicho!

E o sítio do Pau Preto do Bob? Um santuário de aves da região. Lá, bando com milhares de avoantes, também conhecidas como pombas-de-bando, estão seguras dos caçadores.

Primeira vez que as vejo fazendo valer seu nome popular


Aves mais arredias que não deram muito mole em outros encontros, lá desfilavam tranquilas, como foi o caso do formigueiro-de-barriga-preta, outro que sou fã.

Simpático Formicivora melanogaster com plumagem especial

Guaracava-modesta(Sublegatus modestus) outro Lifer garantido no sítio
Bacurauzinho-da-caatinga, outro amigo de infância do Bob, fazia ninho


Alguns outros Lifers legais feitos no Parque Natural Municipal Distrito Brejinho, em Araripe, município vizinho, e nos caminhos do Cariri:

Tico-tico-de-bico-preto(Arremon taciturnus)


Caneleiro-enxofre(Casiornis fuscus)

Rapazinho-dos-velhos(Nystalus maculatus)

Noivinha(Xolmis irupero)

Bem amigos, foram muitos lifers e alguns melhoramentos de registros que estenderiam demais esta publicação. Então, resumindo, posso lhes garantir que é uma viagem imperdível, certeza de grandes lifers em belas fotos.

Bob, meus parabéns pela luta solitária, praticamente contra tudo e todos, na preservação da Caatinga e sua fauna. Agradeço também à sua bela família pela acolhida e a você, por me apresentar seus amigos alados.

Inté!


Nenhum comentário:

Postar um comentário