sexta-feira, 5 de junho de 2015

Saiu no jornal

Este mês nossa expedição a Rio Piracicaba/MG foi destaque no Jequi, principal jornal da cidade. 
Segue a reportagem, sem cortes:

De 30/04 a 03/05, Rio Piracicaba foi palco de uma expedição ornitológica que contou com cientistas, fotógrafos e observadores de aves provenientes de várias partes de Minas e do Rio de Janeiro.
Atraídos pelas aves que ainda sobrevivem no pouco que restou da Mata Atlântica em nosso município, a expedição fez um levantamento das espécies que ocorrem em fragmentos de floresta e em áreas alagadas.

A pedido do Jequi, o ornitólogo itabirano Juliano do Carmo Silva falou um pouco sobre o que eles encontraram:

“Dentre as espécies registradas durante a expedição, destacam-se aquelas que, pela primeira vez foram encontradas no município de Rio Piracicaba, como por exemplo: o macuquinho-da-várzea (Scytalopus iraiensis), o tico-tico-do-banhado (Donacospiza albifrons), a águia-cinzenta (Urubitinga coronata), o sabiá-una (Turdus flavipes), o gaturamo-rei (Euphonia cyanocephala) e o cochicho (Anumbius annumbi). Importância maior deve ser dada aos registros do macuquinho-da-várzea e da águia-cinzenta, já que ambas encontram-se ameaçadas de extinção (COPAM, 2010; IUCN, 2014; MMA, 2014).
Ocorrendo somente no Brasil, nos estados de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o macuquinho-da-várzea vive em planícies alagáveis, cobertas por capins, às margens de cursos d`água e em brejos, onde se desloca em meio à vegetação, o que o torna de difícil visualização. Uma vez que habita áreas sujeitas à urbanização, agricultura, construção de estradas e barragens, encontra-se ameaçado pela perda de habitat (Klemann Jr. & Vieira, 2013; IUCN, 2014). Durante a manhã e a tarde do dia dois, obteve-se o registro de um indivíduo em um brejo, situado às margens de estrada de chão, na localidade de Morro Agudo. O referido ambiente merece atenção, já que neste também foram encontradas outras aves associadas a ambientes brejosos, como o tico-tico-do-banhado e a saracura sanã-vermelha (Laterallus leucopyrrhus).
Ave de rapina de grande porte, a rara águia-cinzenta é encontrada no Brasil, Bolívia, Argentina e Paraguai, vivendo em áreas abertas e semiabertas, possuindo grande área de vida (cerca de 50.000 hectares por indivíduo). A população global estimada é de 250 a 1000 indivíduos maduros. Considerando-se que a área de distribuição brasileira da espécie corresponde a cerca de 60% de sua área de distribuição total, infere-se que a população no Brasil esteja entre 150 a 600 indivíduos maduros. Esta águia encontra-se ameaçada pela perda de habitat (especialmente expansão agrícola), perseguição, tráfico ilegal e contaminação por defensivos agrícolas, havendo declínio populacional continuado (IUCN, 2014; MMA, 2014). Durante a tarde do dia dois, também na localidade de Morro Agudo, um indivíduo foi visualizado pousado em escarpa rochosa, enquanto era atacado por três gaviões-de-rabo-branco (Geranoaetus albicaudatus).”

Um dos fotógrafos da expedição, o piracicabense João Sérgio alertou:

“Encontrar espécies ameaçadas de extinção é importante para alertar sobre a necessidade de preservar os locais onde vivem.
Preservar estes locais, além de ajudar a salvar da extinção essas espécies, pode ajudar a sobrevivência da própria espécie humana.
Estamos acabando com nossa natureza, num caminho que pode não ter mais volta. Veja a crise hídrica que parece não ter mais fim, ou melhor, que parece ser o começo de nosso próprio fim.
Assustei-me ao ler no Jequi que nosso rio Piracicaba pode secar. 
Já imaginaram nossa cidade sem o rio?”

Referências

Conselho Estadual de Política Ambiental. 2010. Deliberação Normativa no 147 de 30 de abril de 2010. Lista de espécies ameaçadas de extinção da fauna do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Diário do Executivo.
International Union for Conservation of Nature. 2014. The IUCN Red List of Threatened Species. Versão 2014.3. Disponível em: <http://www.iucnredlist.org>. Acesso em: 05/05/2015.
Klemann Jr., L. & Vieira, J. S.. 2013. Assessing the extent of occurrence, area of occupancy, territory size, and population size of marsh tapaculo (Scytalopus iraiensis). Animal Biodiversity and Conservation, 36.1: 47–57.
Ministério do Meio Ambiente. 2014. Portaria nº 444. Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção. Brasília.

Fotos publicadas:
Em pé: Juliano Silva, João Sérgio, Tavinho Moura, Roney Souza e Eduardo Franco
Sentados: Fernando Pacheco, Daniel Esser e Wagner Nogueira
Saíra-douradinha