sábado, 23 de janeiro de 2016

Ave Santa Catarina! Primeira Parte

Há cerca de dez anos conheci Santa Catarina. Foi a trabalho, mas saí com uma ótima impressão. Dessa vez o objetivo era as férias com a família, e a vontade do João Miguel de conhecer o Beto Carrero foi fundamental para decidir voltar. Coadjuvantes de peso também colaboraram, o histórico de minha esposa com o Estado, onde já participou de vários festivais de dança em Joinville e claro, da minha parte, conhecer a fantástica "Pedra Encantada" do grande Vilde.

Começamos pelo litoral e quando pesquisei sobre as aves de Santa Catarina para esta viagem, a maria-da-restinga (Phylloscartes kronei) foi uma das que mais se destacou naquela altitude.

Espécie ameaçada e restrita a um pequeno trecho do litoral brasileiro, do sul do estado de São Paulo ao extremo norte do Rio Grande do Sul, entrou para minha lista de prioridades desta viagem, principalmente pelo seu endemismo.

Contactei alguns amigos catarinenses e recebi uma ótima dica do Pedro Silva de Blumenau, que sabendo onde estava hospedado, indicou-me uma trilha bem próxima da pousada, a trilha da Costeira da ARIE de Zimbros.

Coincidentemente, enquanto esperava um bom dia para fazê-la, não é que a Clarinha, nobre companheira de luta, pesquisando algo pra fazer, "me descobre" a tal trilha e então me convida pra ir com ela?rs

Juntamos a fome com a vontade de comer! Então falei sobre a maria-da-restinga pra ela e seguimos rumo aos nossos objetivos, encontrar a ave e fazer toda a trilha(11 km).

Essa trilha corta uma Mata Atlântica exuberante, com muitas aves, além de rios preservados, cachoeiras e praias desertas.

No meio do percurso de ida, logo após o encontro com a maria-da-restinga
Foto: Anna Clara Paranhos Botto Maia

A poucos metros da praia, um cenário pré-colombiano
Foto: Anna Clara P. B. Maia
Maria-da-restinga, existe até um projeto visando estudá-la e protegê-la

Agradeço ao Pedro Silva, pela atenção e dicas, e à Clarinha, pelas belas fotos de nossa aventura que ela tirou sem eu mesmo saber. Foi uma bela surpresa, Cacá.

Também com ajuda dos amigos, contactei o ótimo guia Fernando Farias, de Floripa, que me guiou por sua bela cidade.

Cenário de alguns Lifers realizados na bela Floripa


Fernando à caça do curriqueiro (Geositta cunicularia)

Apesar da tentativa frustrada de registrar, no continente, outro notável endemismo, a maria-catarinense (Hemitriccus kaempferi), que junto do tradicional trânsito para entrar na ilha, nos tomou as melhores horas da manhã, alcançamos quase todos nossos objetivos, apesar do sol abrasador que nos castigava.

Foram seis lifers: dragão, chimango, piru-piru, marreca-parda, caraúna-de-cara-branca e gralha-azul.

Dragão (Pseudoleistes virescens)

Piru-piru (Haematopus palliatus)
Gralha-azul (Cyanocorax caeruleus)


Ainda em Zimbros, do lado do nosso chalé, havia uma fruteira onde fiz outros dois lifers, a guaracava-de-bico-curto e o aracuã-escamoso, além de contar com a festiva presença de algumas velhas conhecidas, como saí-andorinha, saíra-militar, peitica, juruviara, sabiá-poca, bem-te-vi-rajado etc, muitos acompanhados de seus filhotes que ensaiavam a difícil arte da sobrevivência.

Aracuã-escamoso (Ortalis squamata)


Filhote de bem-te-vi-rajado (Myiodynastes maculatus)

Praia de Zimbros, para quem procura sossego no badalado litoral catarinense


Deixamos o litoral e após um "pit stop" em Blumenau, onde além de conhecer a cidade colonizada por alemães, partimos para o Parque dos Dinossauros em Pomerode e para o Beto Carrero, seguimos para o destino mais aguardado da viagem(pelo menos pra mim rs), a Joinville da Pedra Encantada do Vilde.

A foto desse rostinho feliz foi a que mais gostei desta viagem

4 comentários:

  1. Belíssimas fotos João Souza, realmente esse sorriso do pimpolho não tem preço.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu amigo! Esse peralta teve uma ressaca de diversão no dia seguinte... vc acredita q ele dormiu até as 18 horas?! Só acordou pra se alimentar e ir ao banheiro.rs

      Excluir
  2. Mais um adorável texto. O lazer ornitológico integrado ao lazer familiar. Muito joia! Abraços

    ResponderExcluir