sábado, 9 de abril de 2016

Ave Bahia! A Mata do Passarinho

Ave amigos!

A Bahia é especial por vários motivos, e no tocante às aves também. Suas praias e sua cultura são bastante conhecidas do público em geral, mas o que muito poucos sabem é que a Bahia abriga aves das mais ameaçadas e belas.

Este relato é sobre uma expedição que teve como objetivo encontrar os últimos sobreviventes de séculos de destruição desenfreada causada pelo homem, para tanto contei com a ajuda de dois feras da ornitologia brasileira, os grandes amigos Wagner Nogueira e Helberth Peixoto.


Nosso primeiro destino, a Mata do Passarinho. Objetivo principal, conhecer (e com muita sorte registrar) uma das aves mais raras do planeta, o entufado-baiano (Merulaxis stresemanni).

O que dizer de uma espécie cuja população atualmente conhecida conta, na melhor das hipóteses, com 15 aves?! "Tenho que conhecê-la antes que aconteça alguma tragédia!" Foi o que pensei, já que tal população se concentra em um pequeno fragmento isolado na divisa da Bahia com Minas Gerais.

Ouvi falar que essa espécie foi redescoberta graças a uma Harpia encontrada por um primatólogo que primeiro realizou levantamentos no local. Avisado, o renomado ornitólogo Rômulo Ribon providenciou uma expedição àquela mata. Chegando lá, qual foi sua surpresa ao encontrar o já considerado praticamente extinto entufado-baiano!

Assim começou uma nobre mobilização que culminou com a criação da Mata do Passarinho, reserva atualmente aberta a observadores de aves e gerenciada pela Biodiversitas, ONG mineira que trabalha em prol da preservação de nossa natureza e que merece nossos aplausos.


Horas de estrada e só destruição. As poucas aves que encontramos foram as generalistas. Com poucas exigências ecológicas, tais espécies conseguem colonizar áreas onde a vegetação foi suprimida.

O sentimento de desolação é inevitável. Nessas horas vivenciamos a triste situação das aves endêmicas da Mata Atlântica. Não à toa é o bioma onde se encontram mais espécies ameaçadas de extinção.

E no caso do entufado-baiano não é difícil imaginar porque sua situação é tão crítica: é uma ave que vive no solo da floresta, sua distribuição geográfica é limitada por dois grandes rios, o Jequitinhonha ao sul e o São Francisco ao norte, praticamente o pouco que restou da Mata Atlântica deste trecho do Brasil só se manteve de pé por causa da cultura cacaueira que poupou as árvores da floresta mas destruiu o sub-bosque, eliminando assim seu habitat.

A sensação é de que a Mata do Passarinho é uma legítima Arca de Noé

Como é de praxe nos domínios da Mata Atlântica, a Mata do Passarinho só sobreviveu porque se localiza numa área de difícil acesso, com relevo bastante acidentado, o que dificulta sua exploração.

Após uma subida íngreme, adentramos um mundo perdido, isolado nas montanhas mais altas da região, uma ilha de biodiversidade onde dezenas de espécies ameaçadas encontraram refúgio entre mares de morros devastados, última morada de uma das aves mais raras do mundo.

Preciso dizer mais alguma coisa? Só que é um lugar imperdível!!!

Como já adiantei, registrar o entufado-baiano é tarefa árdua. Além do cuidado que temos que ter com tal raridade, a topografia e habitat não ajudam. Tomei três tombos, e com fortes dores nas costas, além de uma noite sem dormir, este foi o melhor registro que consegui:

Maior que seu "primo" do sul, sua presença é marcante, quando conseguimos vê-lo...

O pouco tempo que sobrou das nossas buscas pelo entufado foi suficiente para apreciarmos outras raridades da Mata do Passarinho, é incrível a concentração de aves raras e ameaçadas naquele lugar:

Cuitelão (Jacamaralcyon tridactyla)

João-baiano (Synallaxis whitneyi)

Papa-moscas-estrela (Hemitriccus furcatus)

Rabo-amarelo (Thripophaga macroura)

Sabiá-pimenta (Carpornis melanocephala)

Gavião-pato (Spizaetus melanoleucus), reencontro emocionante

Tiriba-de-orelha-branca (Pyrrhura leucotis)

Tropeiro-da-serra (Lipaugus lanioides)

Chora-chuva-de-cara-branca (Monasa morphoeus), ao que tudo indica, primeiro registro pra Mata do Passarinho no Wikiaves

Com esse desfile de raridades da Mata Atlântica finalizo nosso primeiro destino parabenizando o pessoal da Biodiversitas, em especial o Bill e o Alexandre, por salvar da extinção o entufado-baiano e preservar a incrível Mata do Passarinho: http://www.biodiversitas.org.br/projetoasas/reserva.html




2 comentários:

  1. Parabéns pelas lindas fotos e um texto que nos transporta para lá. Deve ter sido uma grande passarinhada apesar dos percalços relatados. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza foi inesquecível meu amigo! E os percalços, depois viram piada.rs
      Obrigado!

      Excluir