domingo, 26 de junho de 2016

Primeira Expedição da Ecoavis a Rio Piracicaba/MG

Ave amigos!

Tudo começou com o último encontro entre amigos que promovi na minha querida cidade. Na ocasião o Presidente da Ecoavis, Eduardo Franco, gostou tanto que me questionou sobre a possibilidade de organizar a Primeira Expedição da Ecoavis em Rio Piracicaba. Apesar da grande responsabilidade, abracei a causa e só fiz um parênteses, se poderia levar minha querida amiga Márcia Cunha de Carvalho, pois há muito tempo prometi a ela uma ida à Floresta Encantada, e ultimamente são raríssimas as oportunidades que tenho de passarinhar na minha cidade, realmente só tenho tempo quando promovo esses encontros ornitológicos.

Com o aval do Eduardo, abriram-se as vagas que em menos de 24 horas foram preenchidas, para minha total surpresa. Uma turma prá lá de bacana se formou! Novos e velhos amigos se reunindo para comungar da mesma paixão, o amor pela natureza, o contato íntimo com nossos amigos emplumados que tão bem faz à alma e a vontade de eternizá-los, através da fotografia.

Grupo top demais! Foto: Marcia Carvalho
Da esquerda pra direita: Marcio Nery, Afrânio Loures, Dora Laterza, Fabio Giordano, Marcia Carvalho, eu, Daniel Esser e Rodrigo Quadros

O frio recorde fez a diferença, nunca vi a Floresta Encantada tão quieta, os bichos pareciam que economizavam energia e pouquíssimos respondiam playback ou cantarolavam. Apesar de tudo todos saíram satisfeitos, com lifers, só a Marcia não conseguiu nenhum, mas mesmo assim foi das que ficaram mais felizes com o passeio e até deu pra fazer umas belas fotos, né amiga?

O Brejão do Morro Agudo não foi diferente, aliás, foi pior, só a borralhara-assobiadora apareceu, e, diga-se de passagem, bem diferente que da última vez que, para deleite dos fotógrafos de plantão, tinha dado um mole danado.

Alguns destaques do primeiro dia de passarinhadas na Floresta Encantada:

Trovoada 

Marianinha-amarela

Curió

Pica-pau-rei

Além destes que fotografei, dignos de menção também foram o chororó-cinzento(lifer para todos), que demandou tempo, paciência e técnica dos amigos, o arapaçu-de-bico-torto, o patinho e os formigueiros assobiador e serrano, que não deram as caras, apesar de vocalizarem bastante.

A corujada já foi um pouco melhor, com a ilustre presença da coruja-listrada, animando a noite fria. Até fiz um lifer! O lindo bacurau-ocelado, que encontrei num pau atravessado na beira da estrada e que, inocentemente, quando bati o olho, pensei tratar-se de um barbudo-rajado dormindo.

O festejado bacurau-ocelado

Ainda tentamos as corujas-orelhudas em uma mata ciliar do rio Piracicaba, mas sem sucesso. Uma pena... espero que esteja tudo bem com elas.

No dia seguinte, último, voltamos à Encantada com a grande esperança de encontrarmos o rei da Floresta, o imponente gavião-pega-macaco, já que no primeiro dia ele não havia aparecido.

Paramos no ponto onde ele já havia posado pra fotos e acionamos o playback, pouco tempo depois a euforia foi total, a resposta veio em seu inconfundível e belo pio que foi se aproximando até que não se ouviu mais nada além de uma sinfonia de clicks e interjeições de alegria.

Seguimos na esperança de que pousasse, mas em vez disso chegou outro gavião e ambos pegaram uma térmica e desapareceram.

Os reis da Floresta Encantada deram um show, só faltou o pouso

Um terceiro tyrannus apareceu, mas como os outros, partiu sem pousar.

Bem amigos, se em termos ornitológicos posso afirmar que a Expedição poderia ser melhor, em termos humanos não poderia dizer o mesmo. Com um grupo desses, passarinho é só pretexto, a diversão é garantida!

Só tenho a agradecer, a cada um de vocês meus amigos, pelo sucesso dessa Expedição! Muito obrigado por tudo! Até a próxima!!!

4 comentários:

  1. Nada a agradecer meu amigo! Fico feliz que tenha gostado!

    ResponderExcluir
  2. Foi muito bom !!! O que impulsiona as passarinhadas são as amizades e afinidades em comum. Na minha opinião não poderia ser melhor ...
    Rodrigo Quadros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw mano, mas claro q poderia ser melhor: imagina um uiraçu-falso carregando um guigó e pousando na nossa cara, num galho enfeitado por uma orquídea rara e com a luz perfeita do início da manhã?

      Excluir